benefícios da pimenta

Benefícios da pimenta para a saúde: 5 motivos para você incluir em seus hábitos alimentares

Sim, nós somos suspeitos em destacar os benefícios da pimenta, afinal, somos LOUCOS por ela! Mas além do sabor e da variedade de aplicações, não podemos esquecer dos benefícios para a saúde que esse rico alimento pode proporcionar.

A variedade de pimentas é grande, por isso elas estão presentes na gastronomia do mundo todo. Cada uma possui suas características, mas as pimentas que possuem capsaicina – principalmente as vermelhas – apresentam alguns benefícios para a saúde em comum. Capsaicina é um componente já comprovado pela ciência como um poderoso termogênico, anti-inflamatório, antioxidante e analgésico. Vale destacar que quanto mais escura uma pimenta é e quanto mais capsaicina ela tem, mais ardida ela fica!

Vamos conhecer, então, os benefícios da pimenta?

5 benefícios da pimenta para a saúde

1. É um alimento rico em nutrientes e minerais

A pimenta é fonte de vitamina C, responsável por melhorar o nosso sistema imunológico. Em tempo de combate ao novo Coronavírus, esse benefício da pimenta é ainda mais relevante, uma vez que precisamos aumentar a nossa imunidade. A vitamina C é um nutriente importante para fortalecer ossos e dentes e também para melhorar a absorção de ferro no organismo. Além disso, ela também é considerada um antioxidante natural, pois é rica em vitamina E. Isso significa que ela pode auxiliar na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Outra vitamina que encontramos nas pimentas é a vitamina A. Nas pimentas ela se encontra em forma de carotenoide (mesmo pigmento da cenoura). Estudos apontam que meia colher de sopa de pimenta dedo-de-moça em pó pode ser suficiente para fornecer a quantidade necessário de vitamina A que o nosso corpo precisa por dia! Potássio é outro nutriente presente nas pimentas.

2. É um alimento termogênico

Para quem gosta de ter uma dieta equilibrada e ainda contar com alimentos que possam ajudar na perda de peso, a pimenta pode ser uma forte aliada. Por ser um alimento termogênico, a pimenta ajuda a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Ao elevar a temperatura corporal, as células usam a nossa reserva de gordura para compensar o gasto energético.

Mas cuidado: nada de achar que a pimenta sozinha vai fazer um “milagre”, certo? Nada de exageros. Se possível, procure um(a) nutricionista para te ajudar a ter uma alimentação saudável, equilibrada e nutritiva para o seu caso. Ah, e não esquece da importância de fazer atividade física, beleza?

3. A pimenta malagueta pode diminuir o risco de morte por derrame e infarto

Um estudo feito por pesquisadores italianos mostrou que a pimenta malagueta pode reduzir o risco de morte por derrame e infarto em 23%! Segundo os pesquisadores, os benefícios da pimenta malagueta podem estar relacionados ao composto químico capsaicina. Ele que dá o “calor” ao alimento, reduzindo a inflamação no organismos que pode resultar em doenças cardiovasculares.

>>> Confira os produtos com pimenta malagueta disponíveis na loja!

4. Ela pode retardar o envelhecimento

Entre os benefícios da pimenta, esse pode ser um dos que mais chame a sua atenção. Graças à capsaicina, a pimenta pode prevenir o envelhecimento celular. Além disso, como a pimenta é rica em vitamina C, importante nutriente para a formação do colágeno, ela pode evitar a formação das indesejáveis rugas, uma vez que o colágeno é responsável pela firmeza da pele.

5. Ela estimula a produção de endorfina

Você já deve ter ouvido falar que a endorfina é também chamada de hormônio do bem-estar, justamente por ser responsável por aquela sensação de felicidade que a gente sente depois que fazer exercício ou depois de comer uma barra de chocolate. E a pimenta é um alimento que faz com que o cérebro produza mais endorfina! Além de ser estimulante para o corpo, a pimenta ajuda a valorizar o sabor dos alimentos.

Leia também – Molhos de pimenta para churrasco: 7 dicas irresistíveis

É por isso que os loucos e as loucas por pimentas ficam tão felizes depois de degustar um bom molho, por exemplo. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as que mais liberam endorfina, mas para o dia a dia, a pimenta preta também pode ter essa função.

benefícios da pimenta
Pimentas fresquinhas da chácara Loucos Por Pimentas!

Gostou de saber mais sobre os benefícios da pimenta para a saúde?

Se você já ama o sabor e a ardência de uma boa pimenta, pode colocar mais esses motivos na sua lista para continuar a consumir pimentas. Já se você não é muito fã, mas achou os benefícios bem interessantes, que tal começar com pimentas mais leves?

Ah, e se você tem dúvidas se pode incluir as pimentas em sua dieta, procure conversar com um(a) nutricionista.

Em nosso site você vai encontrar opções de molhos para iniciantes, aventureiros, conhecedores, destemidos e loucos por pimentas. Em qual nível da nossa escala de ardência você está? Conta pra gente nos comentários!

Conheça a Loucos Por Pimentas, a maior loja online de pimentas do Brasil. Sinta-se à vontade, desfrute da nossa vasta vitrine de produtos e receba seus molhos e temperos preferidos em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *